Annecy confirma novos filmes portugueses para a edição de 2022!

O Festival de Annecy anunciou esta segunda feira mais nomeações para as diferentes categorias. Juntam-se aos filmes anteriormente anunciados duas longas-metragens em competição bem como uma longa-metragem na sessão Work in Progress e uma longa com co-realização portuguesa numa sessão de screening.

“NAYOLA” de José Miguel Ribeiro, uma produção da Praça Filmes com co-produção da Bélgica, França e Países Baixos, selecionada para a Competição Oficial de Longas Metragens. Baseada na peça “A Caixa Preta” de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, com argumento de Virgílio Almeida, “NAYOLA” segue “três gerações de mulheres flageladas pela guerra civil, Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Yara (a neta).” no decorrer da guerra civil em Angola. Na mesma Competição foi também selecionado o filme “INTERDIT AUX CHIENS ET AUX ITALIENS” de Alain Ughetto, com co-produção Portuguesa pela Ocidental Filmes.

Já na Seleção Contrechamp compete “OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ” de Nuno Beato, com produção da Sardinha em Lata e co-produção de Espanha e França. Com argumento de Possidónio Cachapa, Cristina Pinheiro a partir de uma ideia de Nuno Beato, Rosa volta à sua aldeia de infância para se reconciliar com um passado familiar distante. Aí “descobre que o avô lhe deixou um conjunto de terras praticamente abandonadas e a casa da sua infância quase em ruínas.(…) Além das pessoas com quem estabelecerá novos laços, surge um grupo de demónios de barro modelados pelo seu avô que parecem, por vezes, ganhar vida, aconselhando-a e orientando-a e consolando-a, como ele próprio teria feito.”

Para a Sessão Work  In Progress, onde são dados a conhecer novos filmes ainda em produção foi selecionada uma longa-metragem com nomes portugueses: “THEY SHOT THE PIANO PLAYER”  realizado por Fernando TRUEBA, Javier MARISCAL e que conta com co-produção da Animanostra – Cinema, Audiovisual e Multimédia; Numa das sessões de screening será possível conhecer as primeiras imagens do filme “Spider-Man: Across the spider-verse” com co-realização de Joaquim dos Santos.