OPEN CALL SIMPÓSIO DE ANIMAÇÃO – 1 de JULHO de 2024

 

 

A quarta edição do Simpósio de Animação, organizado pela Casa da Animação, pretende promover a colaboração e intercâmbio entre Portugal e Brasil com o lançamento da primeira edição luso-brasileira em setembro de 2024.
O tema central distingue a animação lusitana e brasileira. Como objetivo, pretende-se criar um espaço de reflexão e de discussão sobre as condições de existência desta comunidade nos dois países, fomentando novos contatos, facilitando novas parcerias e investigações académicas.
As edições anteriores do Simpósio da Casa da Animação focaram questões consideradas estruturantes para o desenvolvimento da comunidade profissional: uma primeira conferência organizada com a finalidade de criar sinergias entre uma primeira geração de autores portugueses e alguns realizadores independentes internacionais, destacados pela diferenciação da respetiva obra (em 2001); o aproveitamento da produção experimental no refrescamento da indústria (em 2004); o ensino e a formação de quadros enquanto condição necessária para o desenvolvimento da produção (em 2011).
As comunidades portuguesa e brasileira têm percursos históricos diferentes. Partilham, contudo, momentos chave com semelhanças dignas de nota. Ambas partem de uma primeira experiência animada marcada pela componente política; foram profundamente influenciadas pelo percurso do National Film Board do Canadá, nos anos 80; e, hoje, encontram-se num período de crescimento e de reconhecimento inquestionáveis.
Com a exploração da Animação dos dois países pretende-se não só destacar as singularidades de cada cinema, mas também os pontos de convergência que enriquecem e ampliam a nossa compreensão do Cinema de Animação em geral.
Esta edição do Simpósio surge na sequência de atividades da Casa da Animação que visam o fortalecimento das relações entre os profissionais de animação dos dois países, como o Fórum de Animação. Por outro lado, o retorno do apoio Luso-Brasileiro, reflete o compromisso renovado em fortalecer laços e criar parcerias duradouras. Este apoio reitera a importância da cooperação bilateral no campo da Animação e destaca a relevância deste Simpósio como um espaço privilegiado para promover o intercâmbio criativo e académico entre Portugal e o Brasil, além de também tentar entender de que forma as duas comunidades se estruturam nas diferentes opções profissionais.

 

TEMAS

Convidamos profissionais e investigadores a considerar as seguintes temáticas:

  • História da Animação portuguesa ou brasileira
  • Análise de obras e/ou autores portugueses ou brasileiros
  • Estúdios e produtoras de animação
  • Características culturais e a Animação
  • Pontos em comum entre a Animação portuguesa e brasileira
  • Influências na Animação portuguesa e brasileira
  • Animação portuguesa/brasileira no mundo
  • Encontros da animação luso-brasileira
  • Metodologias de ensino de Animação no Brasil e em Portugal
  • Produção animada no Brasil e em Portugal
  • Distribuição animada no Brasil e em Portugal
  • Técnicas, utilizadas no Brasil e em Portugal
  • Desenvolvimento de estruturas académicas no domínio da Animação
  • Investigação/pesquisa em Animação em português

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

A chamada foca-se nas múltiplas dimensões do Cinema de Animação brasileiro e português. Serão aceites propostas para Resumos Alargados e para Artigos Animados e Audiovisuais.
As propostas serão avaliadas em dupla revisão cega. Após aceitação do resumo, os autores deverão enviar os resumos na versão final e as respetivas apresentações. Devem seguir as guidelines, de formatos e referências, da APA (https://apastyle.apa.org/)
Deverão ser enviados juntamente com a declaração de copyright para o email simposio@casa-da-animacao.pt até o dia 1 de julho.

Os trabalhos deverão incluir:

– O título da apresentação

– O nome dos autores, afiliações e contactos

– Resumo, 600-750 palavras

– Até 5 palavras-chave

– Referências bibliográficas

– Link de acesso ao trabalho prático (no caso dos resumos se referirem a investigações/pesquisas de cunho prático, vídeos, animações, making of, entre outros)

– Biografia do Autor (máximo 200 palavras)

 

ACORDO DE DIREITOS DE AUTOR

 

APRESENTAÇÕES

As apresentações deverão ter no máximo 15 minutos e utilizar um suporte visual (Power Point, Canvas, etc). 

Este ano teremos também pela primeira vez, uma categoria de artigos de formato visual a que chamamos Artigos Animados e Audiovisuais como parte integrante do processo de investigação, visando tornar mais visual o seu conteúdo seja em formato de making-of, demonstrações visuais, ou apenas ensaios narrados com acessos às peças visuais tratadas. Esta categoria visa por um lado dar visibilidade à investigação pela prática, assim como as suas experimentações, e por outro lado tornar mais visível e acessível toda a investigação que se faz de forma mais clara e funcional. A apresentação em formato vídeo deverá ter até 10 minutos, com 5 minutos para explanação do(s) seu(s) autor(es) (totalizando 15 minutos). 

A informação a ser apresentada (diapositivos e/ou ensaios), depois de confirmada a aceitação da proposta, deve ser submetida no prazo indicado abaixo para preparação do Simpósio para o contato e-mail simposio@casa-da-animacao.pt

 

CRONOGRAMA

  • Call: de 15 de Abril a  1 de Julho de 2024.
  • Comunicado de seleção: 15 de Agosto de 2024.
  • Envio de resumos, apresentações vídeo ou slides finais: 20 de setembro.
  • Apresentação das comunicações: 27 e 28 de setembro de 2024.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Cátia Peres (UALG/ UNIDCOM)

Eliane Gordeeff (CIEBA/LAAD/UFRJ)

João Apolinário Mendes (CITAR)

Marina Estela Graça ( iD+/uniMAD)

Sahra Kunz (UCP-CITAR)

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Cátia Peres (UALG/ UNIDCOM)

Carla Schneider (UFPel)

Celbi Pegoraro (USP)

Eliane Gordeeff (CIEBA/LAAD/UFRJ)

Elisangela Lobo Schirigatti (UTFPR)

Índia Mara (UFF)

João Sousa (ULP)

Magda Cordas (IPP)

Marcelo Abilio Públio (UTFPR)

Marcelus Gaio (LAAD/UFRJ)

Marina Estela Graça ( iD+/uniMAD)

Marta Madureira (IPCA)

Sahra Kunz (UCP-CITAR)

Silmara Takazaki (UTFPR)

 

ORGANIZAÇÃO

Casa da Animação

 

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

iD+/uniMAD

LAAD/UFRJ

UALG

UCP

UFF

UFPE

UFPel

UTFPR