FILMES DE ANIMAÇÃO PORTUGUESES PREMIADOS NO 33º CURTAS DE VILA DO CONDE!

A cerimónia de entrega de prémios do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema decorreu no sábado, dia 19 de julho. Foram premiados quatro filmes de animação, dois deles portugueses.


Na Competição Nacional, PORQUE HOJE É SÁBADO
, de Alice Eça Guimarães (2025, Portugal, França, Espanha), venceu o Prémio do Público. O filme explora o peso do trabalho doméstico na vida de uma mulher e do seu papel no contexto familiar.  

Imagem Curta Metragem Animação_Porque Hoje é Sábado
Fonte Imagem: Animais AVPL

 

Na Competição Take One!, à qual concorrem filmes produzidos por estudantes portugueses, inscritos em escolas de cinema nacionais ou internacionais, PELAS COSTURAS, de Daniela Tietzen, Luana Rodrigues, Adriana Andrade  (2024, Portugal), venceu o Prémio de Melhor Realização. A obra, que apresenta a experiência de três mulheres na sua jornada de aceitação e luta interior, tinha já sido distinguida com o Prémio de Melhor Filme de Escolas – Prémio Nacional da Animação 2024.


Não enquadrado na componente competitiva do Festival, destaque para o projeto vencedor do Curtas Pro – In Development:
PRADO, de Alexandre Sousa, produzido pelo AIM Creative Studios. O In Development promove sessões de apresentação de projetos em fase inicial de desenvolvimento a programadores, canais televisivos e produtores internacionais.

No que diz respeito a animação internacional, WORLD AT STAKE, de Jona Kleinlein, Adrian Jonas Haim e Susanna Flock (2025, Áustria) foi o vencedor da Melhor Animação – Competição Internacional. Já o Prémio do Público – Competição Internacional foi atribuído a COMO SI LA TIERRA SE LAS HUBIERA TRAGADO [Como se a terra as tivesse engolido], de Natalia León (2025, França). 

 

A lista de todos os premiados pode ser consultada no website do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.