INDIEJÚNIOR PORTO ESTÁ DE REGRESSO DE 26 DE JANEIRO A 2 DE FEVEREIRO!

Já são conhecidas as datas do IndieJúnior Porto 2026, ano em que o festival celebra a sua 10ª edição. A alegria ocupa o lugar central na programação do festival, que decorre de 26 de Janeiro a 2 de Fevereiro, em vários espaços da cidade do Porto. Conta conta com sessões de cinema, atividades e oficinas para famílias e escolas.

SESSÕES DE CINEMA
Sessões Escolares | Eu Programo um Festival: sessões em que os participantes poderão assistir e conversar sobre uma seleção de filmes programada por quatro turmas de escolas do Porto, Matosinhos, Gaia e Espinho. 

Cinema de Colo: sessão pensada para bebés e crianças pequenas que experienciam a sala de cinema pela primeira vez. 

Sessões longas-Metragens | O Meu Primeiro Filme: sessão com curadoria de Jorge Prendas, músico das Vozes da Rádio, compositor e educador. Será exibido o musical “Grease”, no Batalha Centro de Cinema, e contará com uma conversa com o músico sobre o significado deste que é o primeiro filme que viu no cinema sem os pais. “Olívia e o Terramoto Invisível” é uma outra longa-metragem em destaque na programação, que contará com tradução em Língua Gestual Portuguesa.

Sessões Curtas-Metragens | Curtas no Feminino: sessão programada em parceria com o Porto Femme – Festival Internacional de Cinema, que apresenta uma seleção de filmes que refletem sobre corpo, puberdade e normas sociais no feminino.

Sessões Comemorativas

  • Pudim Cósmico e Outras Viagens, no Planetário do Porto
  • Curtas da Chéquia, sessão em parceria com Zlin Film Festival; 
  • Curtas Mães e Pais, destinada a adultos, com filmes que abordam a temática da parentalidade; 
  • Adoro Bolos, sessão comemorativa dos 10 anos do IndieJúnior, com uma seleção de curtas-metragens alusivas ao tema das festas e bolos, acompanhada pelo Coro Infantil da Universidade do Porto. 

Além destas sessões, o IndieJúnior Porto conta com uma vertente competitiva – Prémio do Público IndieJúnior, atribuído pelo público presente no festival; Prémio Impacto, oferecido pela Reitoria da Universidade do Porto, que distingue o melhor filme pelo seu valor temático, cuidado estético e criatividade; Prémio APEI (Associação de Profissionais da Educação de Infância), atribuído ao melhor filme em competição destinado à primeira infância.

A programação completa será revelada em breve em indiejunior.com.