No dia em que se inicia o solstício de inverno, a 21 de dezembro, e que marca o dia mais curto do ano, celebra-se o cinema em formato curto. Dinamizado pela Curtas Metragens CRL, o Dia Mais Curto propõe quatro programas – Curtas do Mundo (M/12), Novas Curtas Portuguesas (M/12), Curtinhas para Todos (M/6) e Amiguinhos (M/3), pensados para diferentes públicos, e que incluem várias curtas-metragens de animação. Além do programa de dia 21, ao longo de todo o mês de dezembro foram promovidas sessões de cinema em várias localidades, de Norte a Sul do país. O evento conta, ainda, com sessões paralelas, sessões solidárias e exibições televisivas.
No dia mais curto do ano há muito cinema de animação para ver, numa programação que se estende a vários pontos do país. Destaque para a sessão especial, a decorrer no Cinema Trindade às 19h30, que contará com a presença dos realizadores e é inteiramente composta por curtas-metragens portuguesas – quatro delas de animação:
The Bird From Within, de Laura Anahory
(2024, Portugal, 5’59)

Amarelo Banana, de Alexandre Sousa
(2025, Portugal, Hungria, 12’42”)

Cão Sozinho, de Marta Reis Andrade
(2025, Portugal, França, 13’02”)

Porque Hoje É Sábado, de Alice Eça Guimarães
(2025, Portugal, França, Espanha, 12’24)

PROGRAMA DIA MAIS CURTO (21 Dezembro)
Programa Novas Curtas Portuguesas (M/12)
Seleção de curtas-metragens nacionais, realizadas por autores emergentes, onde se inclui Cão Sozinho, de Marta Reis Andrade (2025, Portugal, França, 13’).
Exibições:
- Lisboa (Cinema Ideal, 21h15 – com a presença de realizadores)
- Vila do Conde (Teatro Municipal de Vila do Conde – Cineclube de Vila do Conde, 21h30)
- Coimbra (Casa do Cinema de Coimbra, 18h30)
- Leiria (Teatro Miguel Franco, 18h30)
- Lamego (Teatro Ribeiro Conceição, 16h00)
- Figueira da Foz (Quartel da Imagem, 15h00)
Programa Curtinhas para Todos (M/6)
Sessão de curtas-metragens pensadas para as famílias, onde serão exibidos os filmes de animação: Once Upon a Time In Dragonville, de Marika Herz (2024, França, 9’); Sparrows, de Rémi Durin (2024, França, 11’); Le Tunnel De La Nuit, de Annechien Strouven (2024, Bélgica, França, 9’); Forever, de Theo Djekou, Pierre Ferrari, Cyrine Jouini, Pauline Philippart, Anissa Terrier (2024, França, 6’) e Homework, de Nacho Arjona (2024, Espanha, 15’).
Exibições:
- Olhão (República 14, 11h00)
- Vila do Conde (Teatro Municipal de Vila do Conde – Cineclube de Vila do Conde, 16h00)
Programa Amiguinhos (M/3)
Sessão pensada para o público infantil, em parceria com o Short Circuit, composta inteiramente por curtas-metragens europeias, quatro delas de animação: Hidden Talent, de Miran Miošić (2013, Croácia, 6’); Weasel, de Jorge García Velayos (2016, Eslovénia, 12’); O Cágado; de Luís da Matta Almeida, Pedro Lino (2012, Portugal, Reino Unido, 10’); Cat Lake City, de Antje Heyn (2019, Alemanha, 7’)
Exibições:
- Lamego (Teatro Ribeiro Conceição, 11h00)
Outras sessões com exibição de curtas-metragens de animação portuguesas:
- Porto (Cinema Trindade, 19h30): Programa Especial, com a presença dos realizadores
- Guimarães (Cineclube de Guimarães, 21h15): Cão Sozinho, de Marta Reis Andrade
- Exibição na TvCine (14h10): Amanhã Não Dão Chuva, de Maria Trigo Teixeira e Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves.
- Exibição Canal180 (22h30): Programação Especial: Íris, de João Monteiro; Sulla Sabia, de Miriam Pedrozo; Before We Squeak, de Vasco Gil; Machina Reverie, de Lia Santelmo; Louva A Deus, de Ana Pinheiro; e 52HZ, de Diana Biku.
Ao longo do mês de dezembro, e no âmbito de programas associados, foram ainda exibidas as seguintes curtas-metragens de animação portuguesas:
Madalena (Ilha do Pico) | Festival AnimaPix | 3 e 5 dezembro
- Sessão dedicada aos realizadores Regina Pessoa e Abi Feijó, com a exibição de A Noite, História Trágica Com Final Feliz, Kali, O Pequeno Vampiro e Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias, de Regina Pessoa; e Fado Lusitano, Clandestino, Os Salteadores e A Noite Saiu À Rua, de Abi Feijó.
- Sessão dedicada a filmes premiados: Amanhã Não Dão Chuva, de Maria Trigo Teixeira; Homem do Lixo, de Laura Gonçalves; Ice Merchants, de João Gonzalez; Elo, de Alexandra Ramires; Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves; e Porque Hoje É Sábado, de Alice Eça Guimarães.
Vila Franca de Xira (Cineclube Vilafranquense) | 7 Dezembro
Papel de Natal, de José Miguel Ribeiro
A programação completa do Dia Mais Curto pode ser consultada AQUI.