Porque Hoje É Sábado, de Alice Eça Guimarães, foi o grande vencedor do PÖFF SHORTS, prémio que lhe confere a pré-seleção para os Óscares. O Festival, que integra o Black Nights Film Festival (PÖFF) decorreu de 11 a 19 de novembro, em Tallinn (Estónia).
O filme foi considerado pelo júri como “A poetic and metaphorical portrait of motherhood, capturing the difficulty of nurturing and trying to keep a creative personal space. The film’s powerful imagery reveals how one role interferes the other, with the use of original metaphors, no dialogue and a beautiful rhythm.”
[Um retrato poético e metafórico da maternidade, que capta a dificuldade de cuidar (dos filhos) e de tentar manter um espaço pessoal criativo. A imagética poderosa do filme revela como um papel interfere com o outro, recorrendo a metáforas originais, sem diálogo e mantendo um ritmo belo.]
Porque Hoje É Sábado (2025)
Realização: Alice Eça Guimarães
Produção: Animais AVPL, Studio Kimchi
Além de ‘Porque Hoje É Sábado’, estiveram representados no festival mais quatro filmes de animação com produção/ co-produção portuguesa, nomeadamente: ‘Amarelo Banana‘ (2025), de Alexandre Sousa; ‘Filha da Água‘ (2025), de Sandra Desmazières; ‘Cão Sozinho‘ (2025), de Marta Reis Andrade; e ‘Lights, Haze‘ (2024), de Tata Managadze.
A lista completa dos filmes premiados pode ser consultada AQUI.