“SEJA COMO FOR”, DE CATARINA ROMANO, EM CLERMONT-FERRAND

É já em Janeiro que começa a 43ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, um dos mais importantes festivais europeus e dedicado exclusivamente à curta-metragem.

A curta-metragem de Catarina Romano, estreada em 2020 no Curtas Vila do Conde-Festival Internacional de Cinema e produzida pela AIM Creative Studios, é o único filme português presente na Competição Internacional. Além deste último filme, Catarina Romano realizou ainda A CASA OU A MÁQUINA DE HABITAR, em 2016.

Uma mulher está fechada em casa há muito tempo. Está desempregada, aparentemente enclausurada do lado de fora das possibilidades do seu tempo histórico. Vive ciclos de precariedade cada vez mais próximos, encapsulando-a como a ondulação causada pela queda de uma pedra num lago, mas em sentido inverso: ondas que vêm ter com ela, repetindo-se, fechando-a. Os dias chegam pesando sobre o corpo cansado, lugar de todos os combates. Memória salvadora: acede-se ao tempo, o futuro é possível. Ela dança. Tomando cada gesto como um refrão, voltará aos poucos a apropriar-se do que a rodeia. Ela, vestirá o seu corpo como uma luva.

Parabéns à realizadora, produtora e restante equipa do filme por esta importante nomeação e por representar tão bem a Animação Portuguesa!

O festival decorrerá de 29 de Janeiro a 06 de Fevereiro em Clermont-Ferrand, França.