100 anos da animação portuguesa: 25 janeiro 2023 no Batalha Centro de Cinema

Com a parceria do BATALHA CENTRO DE CINEMA, a CASA DA ANIMAÇÃO pretende rememorar os primórdios da Animação Portuguesa trazendo à exibição o primeiro filme de que há registo na história da Animação nacional e que, felizmente, foi recuperado pelo produtor e realizador Paulo Cambraia.
A primeira iniciativa de recuperação e remontagem do filme data de 2001 tendo sido apresentado na comemoração da 25ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho pela produtora Megatoon de Paulo Cambraia e pela Aura Studio – que através do Maestro António Victorino d’Almeida nos oferece um improviso ao piano numa versão sonorizada.
Mais tarde, em 2006, Paulo Cambraia volta a recuperar os desenhos originais, oriundos de colecção privada, e faz uma nova remontagem designando-a de O PESADELO DO ANTÓNIO MARIA, fazendo questão de diferenciar as preposição “de” e ”do”, face à época em que mencionam o filme: se o original (“de”) se a remontagem (“do”).

Além do enfoque atribuído ao primeiro filme de animação nacional, interessa e urge fazer-se um percurso pelo centenário que se assinala a 25 de Janeiro de 2023 e é o que se propõe fazer nesta sessão especial.

Os filmes a apresentar situam-se entre 1923 e 1966 – de Joaquim Guerreiro a Artur Correia, passando por nomes como Armando Servais Tiago, Mário Neves, Luís Nunes, João Rodrigues Alves, Adolfo Coelho e Sérgio Luiz.

A sessão decorrerá no dia 25 de Janeiro de 2023, pelas 21h15, no Batalha Centro de Cinema (Porto).

Programação: Paulo Cambraia e Ricardo Blanco
Apresentação da sessão: Ricardo Blanco

Ricardo Blanco:
Realizador, Storyboard Artist, Lay-out artist, Background Artist e animador de séries e curtas metragens de animação. Coordenador de equipas de animação no extinto estúdio “Magic Toons” Júri em Festivais de Cinema de Animação tais como Cinanima, Monstra e Anirmau. Membro da Comissão Organizadora do CINANIMA – Festival Internacional de Animação de Espinho de 2012 a 2016 nas áreas do serviço educativo e da programação. Jurado nos Concursos de Apoio Financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual desde 2014.
Autor de Banda Desenhada e de Ilustração com trabalhos publicados por: Edições Polvo, Editora Guerra e Paz, Suplementos “Kulto” do jornal Público, “Os Patinhos”, no Correio da Manhã; Boletim da Câmara Municipal de Lisboa (de 1999 a 2002). Concept artist, storyboard artist e artista gráfico de marketing na área de videojogos no estúdio BigmoonStudios. 2D Lead Artist nos videojogos “Demons Age”, “Police Simulator 2018” e “Dakar Rally 2018 – Official Game” com publicação em 2018. Membro do júri do Instituto do Cinema e do Audiovisual entre 2014 e 2016.

Paulo Cambraia:
Presentemente reformado, Paulo Cambraia foi Piloto de Marinha Mercante, Gestor de Stocks em plataformas petrolíferas, Grafista Digital em produtoras de filmes animados publicitários, foi Formador e Gestor Pedagógico na área da Animação na ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação. Como Programador Informático criou software para tratamento digital de animações. Foi Presidente da Direção da Cartoon Portugal – Associação Portuguesa do Filme de Animação. Produziu, realizou e executou a reconstituição de O Pesadelo de António Maria (1923, Joaquim Guerreiro) e de um plano de Uma História de Camelos (1930, João Rodrigues Alves). Projetos a longo prazo: a recuperação dos publicitários animados da Família Singer (1987-1988, Mário Jorge), e uma série de livros inventariando os filmes portugueses de animação.

 


O PESADELO DO ANTÓNIO MARIA
(Portugal, 1923, 00:03:00)
Filme original realizado por: Joaquim Guerreiro (O PESADELO DE ANTÓNIO MARIA)
Reconstituição realizada por: Paulo Cambraia

Trata-se do mais antigo filmes português de desenho animado que se conhece. Foi realizado pelo caricaturista Joaquim Guerreiro e estreado a 25 de Janeiro de 1023, no novo quadro “Fitas Faladas” da revista teatral “Tiro ao Alvo”, em exibição no Eden-Teatro, em Lisboa. Apresentado, pela imprensa da época, um ‘film’ cómico da mais flagrante oportunidade, em que se caricatura um dos nossos vultos políticos de maior destaque, ou como uma fita verdadeira de caricaturas móveis do actual presidente do ministério ou ainda como a primeira pelicula portuguêsa de desenhos animados, esta “fita animada gráfica” caricatura António Maria da Silva então presidente do Ministério da 1ª República.
(in “Um percurso pelo Cinema Português de Animação”, Volume 1, 1900-1929, de Paulo Cambraia, editado pela Academia Portuguesa de Cinema)

 

CINTAS POMPADOUR
(Portugal, 1926, 00:01:00)
Realização: Luís Nunes

Publicidade às cintas pompadour, famosa marca de lingerie feminina (nome inspirado em Madame de Pompadour, a famosa amante do rei Luís XV de França e uma das mulheres mais emblemáticas do século XVIII) cuja loja, em Portugal, abre em Junho de 1924.

 


EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS DE EXTINTORES DE INCÊNDIO – TOTAL
(Portugal, 1929, 00:00:20)

Publicidade para a empresa Mello, Castello Branco, Ldª. Total – o mais perfeito e o mais económico de todos os extintores de incêndio.

 


UMA HISTÓRIA DE CAMELOS
(Portugal. 1930, 00:01:50)
Realização do filme original: João Rodrigues Alves
Realização da reconstituição: Paulo Cambraia

A fita era acompanhada por “legendas expressamente compostas em verso pelo distinto poeta Rui Correia Leite” e tinha uma duração de mais de 6 minutos, além de sonorizada “por excelentes adaptações vitafónicas”. Sobreviveu uma das sequências que foi remontada por Paulo Cambraia.

 


A EXTRAORDINÁRIA AVENTURA DO ZÉCA
(Portugal, 1938, 00:07:40)
Realização: Adolfo Coelho

No que respeita o paradeiro de materiais conhecidos, subsiste apenas a banda de imagem. Um miúdo tem um boneco chamado Zéca. Este vai de barco até à Ilha da Madeira, onde encontra a Rainha das Bananas. Uma Aranha gigante deixa-lhe uma mensagem, de que ela é uma impostora. A Rainha fica furiosa e ordena um torneio, durante o qual se prova que as Bananas da Madeira são as mais nutritivas e valentes.

 


O BONECO REBELDE
(Portugal, 1942, 00:01:02)
Realização: Sérgio Luiz

Animação com desenhos, sem som, com um personagem que nasceu na banda desenhada. Pequeno filme que era projetado durante o intervalo das sessões dos cinemas Jardim Cinema e Europa, em Lisboa.

 


AUTOMANIA
(Portugal, 1943, 00:05:00)
Realização: Servais Tiago

O jovem Pim e o vilão Avelino correm um contra o outro. Para ganhar a corrida e o prémio, Avelino trapaceia o máximo que pode.

 


LARANJINA C: BAILINHO
(Portugal, 1960, 00:00:54)
Realização: Mário Neves

Um maestro dirige uma orquestra onde os instrumentos – guitarras, violoncelos, saxofones e flautas – são substituídos por garrafas de Laranjina C, ao som do tema “Tequilla”, do grupo norte-americano The Champs. “Tome vitamina bebendo Laranjina C”, conclui uma voz no final.

 

ESPIAS
(Portugal. 1965, 00:01:00)
Realização: Servais Tiago

Num ambiente de mistério e no interior de uma mansão, vários crimes são cometidos – a tiro de pistola, com uma tesoura cravada nas costas, por veneno ou enforcamento – tendo por objetivo tomar posse de uma pequena mala contendo uma lata de óleo para motores da marca Sacor.

 


SCHWEPPES: O MELHOR DA RUA
(Portugal, 1966, 00:00:30)
Realização: Artur Correia

O dono de um bar alicia os seus clientes com um cartaz gigante onde se lê Bar Regional. Em frente, surge o Bar Nacional. O primeiro responde com um Bar Mundial e o seu concorrente com Bar Universal. Mas este vê toda sua clientela fugir para o bar original, agora com o letreiro Bar Schweppes.

 

PARCERIA E APOIO
Batalha Centro de Cinema
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

 

AGRADECIMENTOS
Batalha Centro de Cinema
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
Mário Jorge Neves, filho de Mário Neves, pela cedência dos direitos de exibição
Artur Correia, filho de Artur Correia, pela cedência dos direitos de exibição
A Paulo Cambraia, pela cedência cedência dos direitos de exibição
A Ricardo Blanco

 

BILHETEIRA

Preço:
5€ Bilhete normal
3,75€ Bilhete Tripass
2,5€ Bilhete Cartão Porto., estudantes, +65 anos, desempregados, parcerias

Bilhetes online: AQUI

Horário da bilheteira:
No dia, a bilheteira abre 1 hora antes da primeira sessão do dia.
Compra antecipada: Quarta a Domingo 13:00 – 21:45