Ao longo dos dias 26 a 30 de Outubro a 21ª edição da Festa Mundial da Animação e o Seminário Freeze Frame, organizado pelos nossos amigos da associação Taumotrópio e MONSTRA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Lisboa povoaram a cidade de Coimbra.
No total passaram por esta sala 4 painéis de discussão e pensamento no âmbito do seminário, 6 sessões de curtas-metragens, 2 longas-metragens, uma delas em antestreia especial nacional, uma curta-metragem em estreia absoluta e uma exposição coletiva graças à parceria estabelecida com a Casa das Artes Bissaya Barreto.
Dos mais de 70 filmes que concorreram ao Prémio Nacional da Animação, os mais de 30 selecionados compuseram 3 sessões de cinema belíssimas. O Cinema de Animação Nacional mostra, de ano para ano, que é digno de todo o qualquer destaque que lhe seja atribuído.
Esta Festa não foi só comemorada aqui: a cidade de Montemor-o-Novo começou a comemorá-la em simultâneo, exibindo grande parte da programação de cinema, e as nossas três categorias do Prémio Nacional da Animação chegará, pelo menos, até à Alemanha e à Grécia através dos nossos parceiros internacionais.
Além de tudo, tivemos em circulação 3 programas de cinema para maiores de 3, de 6 e de 9 anos por 5 escolas do Município, alcançando mais de duas centenas de crianças e jovens – desde jardins de infância até escolas secundárias e profissionais.
Concretizar um quase-festival numa cidade diferente a cada ano traz-nos desafios demasiado grandes. Parte do retorno desse esforço sem medida é-nos dado pela qualidade da programação e pela adesão do público; a outra parte, que faz tudo ficar mais leve, é a forma como somos recebidos pelos parceiros locais sobretudo sendo completos estranhos numa terra desconhecida.
A Casa da Animação agradece a todos os envolvidos na organização deste evento bem como a todos os que estiveram presentes. Vemo-nos para o ano!