No contexto dos XXIV Encontros de Cinema de Viana de Castelo, evento organizado pela Associação AO NORTE em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, serão exibidos quatro sessões programadas pela Casa da Animação no contexto da Festa Mundial da Animação. As sessões serão exibidas nos dias 6, 7, 9 e 13 de Maio pelas 10h00 no Teatro Municipal Sá de Miranda e são de entrada gratuita mediante contacto prévio (ao-norte@nortenet.pt) indicando data pretendida, número de alunos e professores/ acompanhantes.
Estas sessões dão-se no âmbito da iniciativa Escola no Cinema, e pretendem cumprir alguns objetivos pedagógicos nomeadamente:
- A aprendizagem formal e não formal enquanto veículos de crescimento individual
- Aprendizagem através do lúdico – cinema
- Desenvolver a imaginação e ampliar a cultura visual através da experiência do cinema.
Programa Mini – Micro (M/3):
LUCY
de Bruno Simões (2023, Portugal, 00:04:23)
Produção: Studio Kimchi
Em LUCY, dois caminhos de sofrimento proporcionam uma linda e verdadeira amizade entre as duas personagens.
PENAS COLORIDAS
de Maribel Suárez (Plumas de Colores, 2021, México, 00:03:05)
Produção: Esteban Azuela
Um grupo de galinhas brancas vê com descontentamento a chegada de uma galinha azul. Quando uma raposa ronda por perto, a galinha branca finalmente aceita a galinha azul no grupo.
SOBRE COATI
de Alexandra Slepchuk (About Coati, 2015, Russia, 00:06:00)
Produção: Snega Film Company
Uma tromba demasiado grande, um Coati diferente que tem dificuldade em encontrar o seu lugar no treino dos seus companheiros e uma história sobre como as singularidades de cada um/a são importantes e as diferenças devem ser valorizadas.
GIRASSOL
de Natalia Chernysheva (Tournesol, 2023, França, 00:05:00)
Produção: Folimage, Studio Pchela
Um girassol diferente de todos os outros decide olhar de novo para o que o rodeia e descobre um mundo totalmente diferente…
A SOPA DE FRANZY
de Ana Chubinidze (La Soupe de Franzy, 2021, França, 00:08:38)
Produção: Folimage, Pocket Studio
Um extraterrestre solitário que é também chef de cozinha – Franzy – descobre que a sua sopa especial cor-de-rosa não só é deliciosa como se torna mágica quando ele a divide com criaturas famintas que vivem num planeta estranho.
A ODISSEIA DA PEQUENA CORUJA
de Julien Bisaro (Shooom’s Odyssey, 2018, França, Bélgica, 00:24:00)
Produção: Picolo Pictures, Bardaf! Productions, RTBF, Ketnet
Faça chuva ou faça sol, uma pequena coruja está determinada a encontrar uma mãe… mesmo que essa mãe seja um crocodilo ou um guaxinim! Shooom, uma coruja bebé, nasce no exato momento em que uma tempestade abana a árvore onde está o seu ninho e cai para o chão. Mas um segundo ovo ainda não chocou e Shooom leva-o consigo.
Sentindo-se desamparada, contra tudo e contra todos, Shooom está determinada a encontrar uma mãe… mesmo que essa mãe seja um jacaré ou um guaxinim!