DE IMPERIO, curta-metragem de Alessandro Novelli recentemente seleccionada para o Festival de Cinema de Locarno, terá a sua primeira exibição nacional em Setembro!
O filme acaba de ser seleccionado para o MOTEL X – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa que decorre entre 12 e 18 de Setembro.
Esta é uma co-produção BAP – Animation Studios (Porto, Portugal) e Studio Kimchi (Barcelona, Espanha).
Um grupo de ‘peças’ fugitivas tenta encontrar o centro do edifício, onde o resto da resistência se está a juntar. Mas para se escaparem da vigilância, têm de entrar nas divisões dos ‘gigantes’ e testemunhar as suas macabras rotinas.
Sobre o realizador:
Nascido e criado na Itália, Alessandro Novelli é diretor criativo e realizador de animação que trabalha tanto para o mundo da publicidade quanto para a indústria de curtas-metragens de animação.
Após concluir os estudos em design gráfico e digital, forma-se no IED Torino em 2010 e, no mesmo ano, frequenta a Escola de Artes Visuais na cidade de Nova York.
Começou sua carreira como designer na empresa Superfad, em Nova York. Já trabalhou em vários estúdios tanto na Europa quanto nos Estados Unidos desempenhando diferentes funções.
Em 2015 desenvolve a sua primeira curta-metragem “The Guardian”, primeiro capítulo de sua trilogia de curtas de animação “Deconstruction”, seguido por “Contact” (2017) e “De Imperio” (2023), último capítulo da série.
Desde 2018 que trabalha de forma independente como Diretor Criativo e de Arte no seu próprio atelier – Newgold – sediado no Porto, Portugal, que cruza o uso da animação na relação com as marcas.
A sua obra caracteriza-se por uma estética essencialmente pautada por movimentos contínuos que visam valorizar a narrativa de cada projeto e acrescentar real valor para o público que a vê.
Encontra-se actualmente a desenvolver a sua nova curta-metragem de animação, Birds & Shells.