PNA 2024: Comité de Seleção

Decorreram até ao dia 15 de setembro as inscrições para o Prémio Nacional da Animação.

Este Prémio foi criado em 2013 como forma de homenagear e reconhecer o mérito e a grande qualidade artística dos autores da animação portuguesa e entidades que usem o cinema de animação como ferramenta para a criação, ensino e promoção de pensamento e criatividade.

O PNA é composto por três categorias: FILMES DE PROFISSIONAIS, FILMES DE ESCOLAS e FILMES DE OFICINAS. Os filmes inscritos são previamente selecionados por um Comité de Seleção que cria uma shortlist para cada categoria, podendo nascer também o Panorama Nacional – Filmes de Profissionais, sessão não competitiva composta por filmes que não tenham sido selecionados para o PNA. Todos os filmes seleccionados nestas quatro categorias concorrem, posteriormente, ao Prémio do Público, que é atribuído pelo público presente nas sessões competitivas.

Conheça os membros do Comité de Seleção para o Prémio Nacional da Animação 2024:

 

Inês Lourenço

Inês é uma Line Producer residente em Londres.

Depois de trabalhar em diversas áreas da televisão portuguesa, Inês foi aceite no curso de Production Management na prestigiada National Film and Television School. A LOVE STORY, um dos filmes em que que trabalho durante a NFTS, ganhou o BAFTA de Best Animation Short Film e desde aí que se tem focado em projectos de animação. Em 2016 fez parte da equipa do filme SHERLOCK GNOMES, como Art Production Assistant, e depois deste projecto rapidamente subiu para Production Manager no êxito que é a PEPPA PIG. Enquanto estava nesta série tirou mais um curso na NFTS, Script Development, no qual teve uma bolsa da Gulbenkian.

Em 2021 mudou-se para Bristol e trabalhou na Aardman, onde production managed vários anúncios nos mais diversos estilos de animação, 2D, 3D e stop frame. Voltou para Londres com o convite da Lupus Films para ser Line Producer numa série ainda não anunciada, para uma streaming platform. E ficou para o próximo projecto, que neste momento está a acabar, THE NIGHT BEFORE CHRISTMAS IN WONDERLAND, realizado pelo premiado Peter Baynton, e que conta com estrelas como Gerard Butler, Emilia Clarke e Simone Ashley.

 

João Levezinho

João Levezinho é um Ilustrador e Animador experimental Português, influenciado por transcender o mundo físico e os constrangimentos da arte representativa.

No geral, as suas animações, enquadram-se numa via abstracta devido à sua habitual natureza não dialógica e sonora, e já licenciado e especializado em Ilustração e Animação, continua a explorar a sua identidade visual.

O seu trabalho tem vindo a ganhar mais exposição através de entradas e seleções em competições e festivais de animação como o Cinanima, onde após ser selecionado, ganhou o Prémio Jovem Realizador Português (mais de 18 a 30 Anos de Idade) em 2022. Mais recentemente ganhou uma Menção Honrosa – Ilustração nos Prémios Novos Talentos FNAC 2024.

 

Marina Estela Graça

Marina Estela Graça é realizadora e desenvolve investigação, experimentando e refletindo sobre condições e processos pelos quais as imagens animadas se concretizam em filme.
O seu percurso académico e artístico caracteriza-se pela ligação ao Cinema de Animação de autor português na área experimental. Foi a primeira investigadora académica em Animação, em Portugal, tendo concluído os primeiros mestrado e doutoramento na área. Criou e dirigiu o primeiro curso do ensino superior (Design, Universidade do Algarve, desde 1992) com unidades curriculares em animação (com equipamento vídeo U-Matic, depois digital) e com formação de profissionais no ativo. Em 1980, co-realizou, desenhou e animou, com Né Santelmo, o título do programa televisivo Que Viva o Cinema! (Rui Ramos, RTP2), tratando-se do primeiro trabalho animado inteiramente produzido por mulheres, em Portugal. Realizou, desenhou e animou sozinha duas curtas-metragens animadas: Interstícios (2001), premiado internacionalmente; e Claro Azul Ausente (2005), encomendado pela comissão organizativa do evento Faro, Capital Nacional da Cultura 2005; sendo Interstícios o primeiro filme português em Full HD, completamente digital, 24 fps, transferido para 35mm de modo a poder ser visto em sala. Participou na redação do relatório do movimento Caminhos da Animação Portuguesa, entre novembro de 2009 e março de 2011, que reuniu mais de uma centena de profissionais, a fim de determinarem e reivindicarem condições adequadas ao desenvolvimento da produção de Animação em Portugal, e foi vice-presidente da Casa da Animação entre 2011 e 2015.