PORTUGUESES SELECCIONADOS PARA O FESTIVAL DE ANNECY

Foi anunciada a selecção oficial completa do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, um dos mais importantes e reputados festivais do mundo. Entre esses nomeados estão duas produções nacionais ou com participação portuguesa:

NAYOLA, longa-metragem de José Miguel Ribeiro (actualmente em produção) foi seleccionada para ser apresentada na secção WORK IN PROGRESS. É produzida pela Praça Filmes (Montemor-o-Novo) e com co-produção internacional – S.O.I.L., JPL Films e Il Luster Productions.

O filme é baseado na peça de teatro “A Caixa Preta” de José Eduardo Agualusa e Mia Couto. “Angola. Três gerações de mulheres flageladas pela guerra civil, Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Yara (a neta). Um segredo dilacerante, uma busca temerária, uma canção de combate. Um amor suspenso, uma viagem iniciática, uma rusga trágica”.

A outra participação portuguesa está presente na selecção oficial para MELHOR CURTA-METRAGEM e trata-se de uma co-produção com o BAP Studio (Porto): SVE TE SENZACIJE U MOM TRBUHU / ALL THOSE SENSATIONS IN MY BELLY, do croata Marko Djeska com produção da Adriatic Animation e co-produção portuguesa.

A curta-metragem conta a história de Matija que, durante a transição do género masculino para o feminino, luta para encontrar um relacionamento íntimo e sincero com um homem heterossexual.

O Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy decorrerá em formato híbrido (online e presencial) entre 14 e 19 de Junho e, de 15 a 18 de Junho, decorre o MIFA – Mercado Internacional do Filme de Animação, outra importante componente deste festival francês.