Três portugueses nomeados para os ANNIE AWARDS 2020

Foram divulgadas as esperadas listas de nomeados para a 47ª edição dos ANNIE AWARDS cuja cerimónia decorrerá no dia 25 de Janeiro 2020  no Royace Hall, Los Angeles, Califórnia.

PURPLEBOY, de Alexandre Siqueira, co-produzido entre Portugal, França e Bélgica (Bando à Parte, Rainbox Productions, Ambiances… e Luna Blue Films) e TIO TOMÁS – A CONTABILIDADE DOS DIAS, de Regina Pessoa, co-produzido entre Portugal, França e Canadá (Ciclope Filmes, Les Armateurs e National Film Board of Canada) são as duas curtas-metragens eleitas pela ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação (extensão Hollywood) para Melhor Curta Metragem.

 

Em PURPLEBOY Alexandre Siqueira conta-nos a história de Óscar, um(a) menino(a)-semente que floresce no quintal dos seus pais, pais que insistem em atribuir-lhe um género desde a sua nascença. A identidade de género em cor púrpura pulula em todo este filme relatando a vida – ora mais, ora menos – normalizada de Óscar desde o seu nascimento, infância, adolescência e idade adulta. Filme urgente e de temática que tem sido (felizmente) cada vez mais abordada, mostrando que a nossa identidade não advém da nossa aparência, do nosso órgão sexual ou da forma como aparentamos ser aos olhos dos outros.

PURPLEBOY TEASER from BANDO À PARTE on Vimeo.

 

O tio Tomás de Regina Pessoa deu nome a este filme, o quarto sobre a infância da realizadora, sobre uma história verídica se um homem anónimo, simples e extravagante na sua maneira de ser, rodeado de números, método mas também de inspiração e originalidade – a mesma que fez questão de passar à sua sobrinha, ensinando-a a, por exemplo, desenhar nas paredes com carvão da lareira. Regina Pessoa continua a realizar em forma de homenagem às suas pessoas, provando que cada uma foi excepcional na sua vida. Aliás, conta na sinopse do filme que “não é preciso ser-se alguém. para se ser excepcional na nossa vida”. E tudo isto sob a banda sonora do excepcional Normand Roger.
Esta é a segunda vez que Regina Pessoa está nomeada para os ANNIE AWARDS – já havia sido nomeada com KALI, O PEQUENO VAMPIRO.
TIO TOMÁS – A CONTABILIDADE DOS DIAS foi o filme vencedor na categoria Profissionais do Prémio Nacional da Animação 2019, promovido pela Casa da Animação.

Uncle Thomas: Accounting for the Days (Trailer – English) from NFB/marketing on Vimeo.

 

Há ainda mais uma presença portuguesa nomeada para estes prémios que são considerados “os óscares do cinema de animação”: Sérgio Martins está nomeado para Melhor Direcção de Animação em Longa Metragem pelo filme KLAUS (disponível na Netflix), produzido pelo The SPA Studios, onde Sérgio desenvolve o seu trabalho. Sérgio Martins foi um dos convidados especiais da Festa Mundial da Animação 2014, em Barcelos, que na ocasião proferiu uma masterclasse sobre o processo criativo da curta-metragem POET ANDERSON, THE DREAMWALKER, onde trabalhou.
KLAUS conta a história de “uma amizade improvável entre um carteiro egoísta e um solitário fabricante de brinquedos vai levar alegria e entusiasmo ao lugar mais frio, sombrio e infeliz do mundo”.

Klaus Official Trailer from The SPA Studios on Vimeo.

Mesmo que nenhum português saia vencedor desta corrida aos prestigiados ANNIE AWARDS, a história já se fez! Ainda assim: boa sorte aos nossos autores e às restantes equipas de cada filme!