Vencedores Cinanima 2023

Foram conhecidos no passado sábado, dia 18 de Novembro, os vencedores das diferente categorias do Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

Na Competição Internacional contamos com nomes portugueses no filme vencedor da Menção Honrosa para Melhor Sonoplastia. Telsche uma curta metragem de Ala Nunu e Sophie Colfer, conta com a co-produção da Cola Animation.

Já na Competição Nacional foram seis, os filmes galardoados:

 

COMPETIÇÃO NACIONAL

 

Prémio António Gaio

QUASE ME LEMBRO

2023, Portugal, 9’07”
Dimitri Mihajlovic, Miguel Lima

Produção: BAP – Animation Studios

Uma mulher vagueia pela impermanência das suas memórias de infância, tentando reconstruir a história da casa onde viveu o seu avô.

 

Menção Honrosa António Gaio

SOPA FRIA

2023, Portugal, França, 9’50”
Marta Monteiro

Produção: Animais AVPL, La Clairière Ouest

Uma mulher vítima de violência doméstica recorda os anos em que esteve casada, recordando como era difícil manter-se à tona.

 

Prémio Jovem Cineasta Português (Menores de 18 anos)

HOME
Filipa Gaspar

Um grupo de pessoas viaja num comboio, discutindo o que é o lar e o que ganham e perdem ao mudarem-se para outro país. Das pequenas coisas aos grandes sentimentos, seguimos a sua viagem enquanto os passageiros se exploram a si próprios e uns aos outros numa conversa significativa.

 

Prémio Jovem Cineasta Português (mais de 18 até 30 anos)

ENXOVAL
Mariana Jacinto

Nós somos o produto das nossas memórias. Embora sem nos apercebermos, transportamos constantemente as histórias do nosso passado, as memórias que existiram antes de nós, as dos nossos antepassados, connosco e com elas escrevemos a nossa história no presente.
A narrativa de “Enxoval”, que significa “enxoval”, é uma metáfora de como a nossa realidade atual é uma herança do nosso passado, acompanhando o dia a dia e as viagens da personagem principal.
As histórias do seu passado, as memórias que o antecederam são uma presença constante no seu ambiente, universo e vida. O enxoval, metáfora das memórias e histórias que moldam a nossa vida, é um conjunto de cartas e papéis escritos que ele leva sempre consigo no seu quotidiano e nas suas viagens… são quase como uma extensão dele. Tendo-lhe sido entregues, ele vai agora passá-los, para que o enxoval continue a ser passado de mão em mão, de vida em vida, para que novas vidas e histórias se possam moldar, perpetuando este movimento no tempo.

 

Menção Honrosa Jovem Cineasta Português (Menores de 18 anos)

A PRINCESA QUE VENCEU O MEDO
Associação de Ludotecas do Porto – Alunos do 2º ano da Escola EB de Costa Cabral

Era uma vez uma princesa que tinha muito medo e nunca saía do castelo. Depois de procurar ajuda, começou a confiar em si mesma e partiu para sua primeira aventura, cheia de acontecimentos inesperados e criaturas mágicas. Nesta narrativa baralhada juntam-se várias histórias de universo fantástico, imaginadas pelas crianças.

 

Menção Honrosa Jovem Cineasta Português (mais de 18 até 30 anos)

A VIDA DA MINHA GATA
Matilde Dionísio

Este é um filme sobre a Francisca, uma gata cinzenta e carinhosa. A Francisca acha-se muito especial, adora água e abraçar a sua dona Matilde. Filme realizado por MAD (Matilde Dionísio, 11 anos) na oficina de ilustração e animação com Beatriz Bagulho.